Mercado de TI Aquecido

Por Danillo Saes
@danillosaes 
07/06/2021

A tecnologia faz parte do nosso cotidiano, quer você queira ou não. Já foi o tempo em que essa área do conhecimento era vista apenas em filmes de ficção científica como “De volta para o Futuro” e “Star Wars”, que sou fã! Ou, até mais recentemente, em cenas como do ator Tom Cruise orquestrando elementos virtuais com as mãos no filme “Minority Report”.

Sendo, então, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) um setor da economia que não está apenas nas películas de ficção, é preciso darmos atenção ao que esse ramo de atividade proporciona, às oportunidades que gera, às possibilidades de cifras significativas que movimenta e, com isso, a demanda de profissionais qualificados que toda cadeia produtiva de TI necessita.

Uma publicação do Valor Investe do dia 10/01/2021, tem como manchete: “Mercado de tecnologia tem aumento de 310% de vagas em 2020” (https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/01/10/mercado-de-tecnologia-tem-aumento-de-310percent-de-vagas-em-2020.ghtml). A reportagem fala que o setor foi destaque de contratação em 2020 tanto por empresas que buscaram inovação e ganho de eficiência, como também pela necessidade imposta pela pandemia.

Além disso, é destacado nesse mesmo artigo que as empresas continuarão em busca de profissionais na área de TI para que continuem inserindo tecnologias inovadoras que melhorem a experiência de seus clientes.

Apenas com essa reportagem já é possível perceber a relevância e impacto econômico que esse setor exerce. Se você tiver curiosidade, dê um Google sobre “crescimento do mercado de TI 2021”. Você verá muitos, mas muitos links que tratam sobre o assunto. É realmente surpreendente!

Então, como o título desse post é um questionamento se o mercado de TI é “mito ou oportunidade real”, apenas com esses argumentos já é possível concluir que trata-se de um setor com oportunidades grandiosas. E, vale ressaltar, que não são apenas direcionadas para os “nerds de plantão” que são aficionados por linhas de código e, na linguagem desse universo de TI, adoram “escovar bits”.

Se você é da área de Marketing, a tecnologia será necessária. Se for do setor da Saúde, com certeza dispositivos tecnológicos estarão cada vez mais incorporados em seu trabalho. Ah, você tem uma pequena propriedade rural que atua diretamente na Agricultura Familiar? É possível otimizar sua pequena plantação de hortifruti com dispositivos de tecnologia, além de ter indicadores sobre sua produtividade.

As oportunidades são muitas, são reais, são promissoras! Basta dar o primeiro passo!

#takeoff

Prof. Danillo Saes

Filho de Deus. Apaixonado por minha Família.  Fã de “De volta para o futuro”. Padawan. Mestre em Administração (UEM). Especialista em Gestão Estratégica de Empresas (Inst. Paranaense de Ensino). Pós-graduado em Sistemas Web (Unicesumar). Graduado em Processamento de Dados (Unicesumar). Professor desde 1997: Cursos livres; Palestras; Treinamentos; Pós-Graduação; Graduação. Experiência na Educação a Distância desde 2008. Destes, 7 como coordenador de cursos de TI. Avaliador ad hoc do INEP desde 2018, credenciado para avaliações institucionais.

Site: www.danillosaes.com
LinkedIn: linkedin.com.br/in/danillosaes
Instagram: www.instagram.com/danillosaes

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.